quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Denisova hominin

    Caminhando pela rua já me deparei com pessoas de todos os tipos, cores, tamanhos, com membros longos e troncos finos, membros curtos e troncos atarracados, cabeças ovais, chatas, alongadas, frontes altas, frontes baixas... 

    Dois rostos de Denisova hominins reconstituidos apartir de fragmentos:


    As vezes penso, contrariando os criacionistas, que apesar de não "vermos macacos evoluindo", ainda conseguimos ver resquícios de nossos entepassados caminhando na rua.

Reconstituição de homens de neandertal:


    Acredita-se hoje que o Homo Sapiens e os Neandertais teriam se intercruzado e alguns de seus genes podem ser o que causa os cabelor ruivos e as sardas.

Realmente foi uma bela combinação:

    Se hoje as 3 espécies ainda existissem, seriamos preconceituosos com elas? Será que o preconceito é mais antigo do que pensamos e isso tenha sido o causador da extinção deles? Nesse caso, o quanto um hominídeo teria que se parecer com um homo sapiens para sobrevier? Já me deparei com todos esses fenótipos na rua e por isso eu acredito que existiu intercruzamento entre as espécies.

      Frenologia
      Existe correlação entre a forma física e tipo de personalidade? A resposta é não. Atualmente existem milhares de softwares pelo mundo realizando mineração de dados, na tentativa de encontrar alguma relação entre detalhes físicos e personalidades. Até hoje nenhum demonstrou tal correlação.
     Alguns estudiosos do passado sobre o assunto:
     Pitágoras, considerado o pai da fisiognomonia
     Cesare Lombroso
     Charles le Brun
     Thomas Hill em "A pleasant history declaring the whole art of phisiognomy orderly vttering all the speciall parts of man, from the head to the foot"
     Johann Kaspar Lavater
     Ernst Kretschmer
     Franz Joseph Gall
     
trecho de "A vida é bela":


     Cada um dos que foram mostrados nestes posts, hoje, teriam o respaldo da lei para evitarem os atos discriminatórios.

    http://berrabode.blogspot.com.br/2010/05/neandertal.html
    http://superneandertal.wordpress.com/page/18/

Nenhum comentário:

Postar um comentário