quarta-feira, 14 de março de 2012

Alguns macetes sobre um liveCD do Ubuntu

    A utilização do Ubuntu vem crescendo bastante graças as facilidades que estão sendo constantemente acrescentadas em cada nova versão.
    Tenho uma máquina para trabalho e outra só para acesso a internete da qual não possui HD. Normalmente para um usuario comum isso seria inútil. Mas com um drive de CD, quem precisa de HD?
    Uma das vantágens admiraveis do Ubuntu é a possibilidade de testa-lo sem precisar instala-lo. É como se o seu drive de CD fosse nosso HD. Basta colocar o CD e reiniciar o PC.
    Nessas dicas vou dar uma sequência de passos de como instalar programas de forma rápida, contornando alguns possiveis problemas típicos. No final seremos capazes obter programas pelo apt-get, salvar as instalações para instalações futuras e instala-las novamente quando precisarmos.
   
    A inicialização é bem fácil, e já é possivel trabalhar com o broffice ou até ver vídeos no youtube se vc instalar o flash-player.
    instalar o flash player:
    http://get.adobe.com/br/flashplayer/

    Podemos ouvir musica, navegar na internete, trabalhar com o broffice, mas algumas coisas interessantes só serão instaladas se decidir instalar o Ubuntu. Mas é possivel contornar isso assim:
    vá em acessorios->terminal
    digite:
    sudo nautilus
    Desse modo temos acesso root aos arquivos de forma visual. Melhor que utilizando linha de comando.
    procure a pasta /etc/apt
    Dentro vemos o arquivo "source.list"
    Só poderiamos edita-lo se estivessemos como root. Mas estamos!
    Abra-o com o Gedit.
    Esse arquivo são os links dos repositorios onde o "apt-get" (instalador automático do linux) busca os pacotes que poderemos necessitar.
    Vejam que comentarios literais são inicializados com "##" e os links desabilitados são inicializados por "#".
    Após retirarmos os "#" dos links e salvarmos o arquivo, poderemos atualizar a lista de softwares disponiveis digitando no terminal:
    sudo apt-get update
    Se sua versão estiver desatualizada, os repositórios poderão não ser encontrados, mas podemos contornar isso. Abra o arquivo novamente e dê um replace da "archive" para "old-releases" salve e tente no terminal novamente:
    sudo apt-get update
    Dessa forma a lista do que está disponivel  será atualizada e agora poderá instalar vários programas que antes não podia no "central de programas do ubuntu".
    Existem 3 formas de instalar programas (ou bibliotecas) no ubuntu. As duas primeiras são as mais fáceis e recomendaveis:
    1) Aplicativos -> central de programas do ubuntu
    2) Sistema -> Administração -> Gerenciador de pacotes Synaptic
    3) utilizando o "sudo apt-get install nome_do_programa" no terminal.

    Exemplo utilizando o apt-get
    Gosto de utilizar um programa chamado GeoGebra, mas ele não está nos links do arquivo "source.list". Por isso se eu tentar digitar "sudo apt-get install geogebra" isso não vai funcionar. Mas seguindo a orientação do site do geogebra eu vi o que devo fazer:
    Acrescentar a linha
    deb http://download.opensuse.org/repositories/home:heimdall78/xUbuntu_11.10/ /
    no arquivo "source.list".

    fonte de onde encontro o link do repositório do GeoGebra:
    http://software.opensuse.org/download.html?project=home:heimdall78&package=geogebra
    Onde vi a linha que preciso:   
   echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/home:heimdall78/xUbuntu_11.10/ /' >> /etc/apt/sources.list

    Agora que eu salvei meu arquivo "source.list" posso digitar:
    apt-get update
    apt-get install geogebra


    Após instalar o programa, se eu quiser salvar os arquivos de instalação, para que numa próxima vez eu não precise fazer download novamente, eu encontro esses arquivos na pasta:
    /var/cache/apt/archives
    Todos os arquivos instalados pelo apt-get ficarão aqui.

    Suponha que você tenha salvado estes arquivos em um pen-drive. Como instala-los novamente? Fácil! Copie os arquivos do pen-drive para uma pasta qualquer no seu desktop. No terminal, vá para o endereço da pasta e dentro dela digite:
     sudo dpkg -i --force-depends *.deb
    Sugiro que procurem mais sobre como utilizar o comando "dpkg" quando tiverem mais experientes. Por enquanto isso é só uma dica.

    Espero que sejam livres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário