terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Grande Ditador


Alguns dias atrás eu vi um video do Charlie Chaplin e gostaria de compartilhar:



    Tradução:

       Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu interesse. Não pretendo governar ou conquistar ninguem. Gostaria de ajudar, se possível, judeus, o gentio, negros, brancos.
       Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo, não para o sua miséria. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todos.
       O caminho da vida pode ser livre e belo, porém nos perdemos. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou barreiras de ódio e nos tem feito marchar para a miséria e sanguinolência. Nos temos aumentado a velocidade, mas nos prendemos nela: A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em necessidades. Nossos conhecimentos fizeram-nos cinicos, nossa inteligência, duros e cruéis. Temos pensado muito e sentido tão pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de bondade e gentileza. Sem essas qualidades, a vida será de violência e tudo estará perdido.
       O avião e o rádio nos aproximou. A natureza destes inventos é uma exaltação à bondade do homem, uma exaltação à fraternidade universal à união de todos nós. Mesmo agora a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora, milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema em que homens torturam e aprisionam inocentes. Aos que podem me ouvir eu digo: "Não se desesperem! Agora a miséria está sobre nós, mas é a passagem da cobiça, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam passarão, os ditadores morrerão e o poder que tiraram do povo, voltará para o povo e enquanto os homens morrerem a liberdade nunca perecerá".
       Soldados! Não se entreguem aos brutos, homens que os desprezam, que os escravizam, que conduzem suas vidas, que ditam seus atos, seus pensamentos e seus sentimentos, que os conduzem, determinam o que comer, que os tratam como gado, os usam como bucha de canhão! Não se entreguem a estes homens artificiais, homens maquinas, de mentes e corações mecanizados. Vocês não são máquina! Vocês não são gado! Vocês são homens! Vocês tem o amor da humanidade em seus corações! Não odeiem! Só odeiam os que não se fazem amar, os que não se fazem amar e os inumanos!
       Soldados! Não lutem pela escravidão! Lutem pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem, não de um só homem ou grupo de homens, mas de todos os homens! Está em vocês!
       Vocês, o povo, tem o poder, o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vocês, o povo, tem o poder de criar esta vida livre e bela, de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto, em nome da democracia, usemos desse poder, vamos todos nos unir todos nós. Lutemos por um mundo novo, um mundo decente que dará ao homem a oportunidade de trabalhar, que lhe dê futuro e segurança na velhice.
       É pela promessa de tais coisas que os brutos têm subido ao poder. Mas só mentem! Não cumprem o que prometem. Nunca cumprirão! Os ditadores se libertam, mas escravizam o povo. Agora vamos a lutar por essa promessa. Vamos lutar para libertar o mundo, para acabar com as barreiras, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso leve todos os homens à felicidade.
       Soldados, em nome da democracia, vamos todos nos unir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário